Seja bem-vindo, hoje é dia

Nova captação coloca fim ao rodízio de água
em Rio Paranaíba/MG

Vazão de água passou de 14 para 31 litros por segundo.
Copasa orienta que população ainda precisa evitar desperdício.

Depois de quase quatro meses com problemas no abastecimento de água, a empresa que presta o serviço em Rio Paranaíba, Alto Paranaíba, iniciou uma nova captação, colocando fim ao sistema de rodízio. Por meio de parcerias, a Copasa está captando água em uma barreira construída em um afluente do ribeirão Olhos D’Água.

“Trata-se de um acordo firmado entre a Universidade Federal de Viçosa, um produtor rural e a Copasa, que nos permitiu quase que normalizar o abastecimento na cidade”, explica Faissal Haddad, chefe operacional da Copasa.

A concessionária implantou três mil metros de tubulação para levar a água até a estação de tratamento. Com a nova captação, a vazão passou de 14 para 31 litros por segundo. A medida fez com que a Copasa suspendesse o rodízio para abastecer a cidade. “Nós ainda estamos com abaixo do normal para nós. Mas já temos conseguido abastecer toda a cidade. Para isso, precisamos continuar contando com a colaboração dos moradores, para que não desperdicem água, pois ainda pode faltar na parte alta se houver desperdício na parte baixa”, acrescenta Faissal.

O advogado Ângelo Ivan Mendes chegou a comprar três reservatórios para enfrentar o período mais crítico em Rio Paranaíba. A instabilidade começou em maio deste ano e a água na torneira é um alivio para ele. “A gente está satisfeito, pois não tivemos muito problema com água. Agora, pelo menos, está tudo regularizado”.

Nas ruas, a população espera que a situação permaneça normalizada. “A Copasa tem que tomar providência para que, no futuro, não venha a faltar novamente. Acredito que a empresa vai investir”, diz a serviços gerais Doralice Maciel Guimarães.

A comerciante Alessandra Marques Ribeiro acredita que investimento e conscientização são a receita para o fim do problema. “A Copasa não faz milagre. Não tem como ela fazer chover. Se as pessoas se conscientizarem e passarem a economizar, vai ficar bom”, afirma.

 

Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2014/09/nova-captacao-coloca-fim-ao-rodizio-de-agua-em-rio-paranaiba-mg.html