Rio Paranaiba, 17 de maio de 2019.

Prefeito e secretários participam do 36° Congresso Mineiro de Municípios

Foi realizado em Belo Horizonte nessa semana, o 36° Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Município (AMM). De Rio Paranaíba participaram o prefeito municipal Valdemir Diógenes, o secretário de Infraestrutura, Transporte e Obras Maycon Cristian, a secretária de Desenvolvimento Social Sônia Ribeiro e o secretário de Educação Júlio Fernandes.

Com a temática: ‘Novos Governos, Perspectivas, Desafios e Compromissos com o Municípios”, o evento apresentou mais 90 palestras de diversos agentes públicos, além de um bate-papo com os três senadores mineiros: Antônio Anastasia (PSDB), Rodrigo Pacheco (DEM) e Carlos Viana (PSD), os quais, segundo as informações da imprensa da capital, discutiram sobre a viabilidade da revisão do pacto federativo, que prevê aumento de repasses para o Fundo de Participações dos Municípios (FPM), além de acréscimo das prefeituras no recebimento de outros impostos.

Segundo o presidente da AMM, Julvan Lacerda, essa foi uma oportunidade para que os prefeitos ouvissem os representantes do Estado no Congresso e alinharem as pautas que são importantes para as prefeituras. ““É uma oportunidade de os prefeitos ouvirem os representantes do Estado no Congresso e alinhar as pautas que são importantes para as prefeituras. O pacto federativo precisa ser revisto para que os municípios participem mais da arrecadação de impostos, por exemplo. E precisamos pleitear isso junto aos representantes de Minas”, diz Julvan Lacerda, presidente da AMM.

Além dos prefeitos, também participaram do evento vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, agentes públicos, além da imprensa mineira. Segundos as informações repassadas à nossa equipe, os participantes tiveram acesso a uma imensa programação voltada para a gestão pública municipal que englobou salas técnicas, debates, seminários, fóruns, encontros e a feira para o desenvolvimento dos municípios.