Rio Paranaiba, 27 de março de 2019.

Mirante da Pedra do Felipe em fase de conclusão

Grande parte dos moradores de Rio Paranaíba conhece a história de Felipe Abraão Jaber, que se sentava na pedra para contemplar o pôr do sol e admirar a maravilhosa vista do cerrado. Fato este, fez com que a Pedra do Felipe se tornasse um marco, um ponto turístico bastante apreciado na cidade.

Foi realizada uma vistoria no ano de 2017 na Pedra do Felipe que está localizada à Rua Felipe Abraão Jaber, s/n°, no Bairro Alto Santa Cruz, onde foram verificadas as necessidades prévias pelo Engenheiro Civil Municipal Henrique Resende Amorim, CREA-MG 204423/LP.

O espaço estava totalmente abandonado e deteriorado, tomado pela vegetação havia um deposito de lixo urbano e doméstico. Por se tratar de uma região antiga da cidade, alguns moradores despejavam seus dejetos em uma fossa subterrânea existente ao lado do ponto turístico em destaque.

Após a inspeção técnica as intervenções prévias incluíram:

• Limpeza do local, tomado pela vegetação;
• Limpeza do lixo urbano acumulado na encosta;
• Desativação e remoção da fossa;

Visando uma maior segurança e aconchego da população necessitava de certas benfeitorias, tais como:

• Instalação de um cercado de eucalipto no entorno da encosta;
• Um deck com mesas e bancos para o bem-estar e conforto da comunidade ao visitar o patrimônio;
• Instalação de mobiliários urbanos como floreiras, lixeiras e postes de iluminação;
• Criação de um caminho de pedras para fácil e orientado acesso ao mirante.

Os objetivos foram amplamente atingidos, a alegria e satisfação dos moradores foram o que mais chamaram a atenção. A ideia é além de preservar o espaço enquanto patrimônio cultural, enaltece-lo enquanto potencial de visitação.

foto-01 foto-02 foto-03 foto-04 foto-05 foto-06 foto-07 foto-08 foto-09 foto-10