s
Fale Conosco: (34) 3855-1223 | gabinete@rioparanaiba.mg.gov.br

Rio Paranaiba, 10 de dezembro de 2020.

PREFEITO DE RIO PARANAÍBA E OUTROS PREFEITOS ELEITOS DA REGIÃO PARTICIPAM DE REUNIÃO NA AMAPAR

O Prefeito de Rio Paranaíba, Valdemir Diógenes, juntamente com os demais prefeitos que foram eleitos e reeleitos no último pleito eleitoral foram convidados para participar de uma reunião realizada pela AMAPAR e o CISPAR – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba, nesta sexta-feira (27) em Patos de Minas. 
Ao todo, participaram da reunião 17 prefeitos de toda região e a reunião foi coordenada por João Carlos Castilho, atual prefeito de Presidente Olegário que está encerrando seu segundo mandato e também deixando a presidência da AMAPAR onde realizou um trabalho de fortalecimento da associação e diversos trabalhos em prol dos municípios. 
Segundo ele, a AMAPAR está necessitando ser reforçada com o retorno de alguns municípios que deixaram a associação e que esse reforço possa levar a representação da região tanto no âmbito regional, quanto nacional. ““A AMAPAR está estruturada, mas necessitando de ser reforçada com o retorno de alguns municípios que não participaram nesta gestão. Espero que a Amapar esteja fortalecida para que possa representar a região no cenário estadual e federal”, disse.   
O presidente do CISPAR e prefeito de Guimarânia, destacou as vantagens do consorcio para os municípios, entre eles, a captação de recursos, aquisição de itens necessários para a administração pública por um custo menor, viabilização de projetos que seriam inacessíveis aos pequenos municípios, principalmente na questão financeira. 
Técnicos do CISPAR ainda fizeram apresentação de alguns projetos desenvolvidos pelo consórcio, entre eles, o SIM Regional, que é o serviço de inspeção de produtos de origem animal, que tem como objetivo final e fomentar a agroindústria regional com a certificação de produtos e ampliação das áreas de comercialização.

A reunião seguiu com a palavra dos parceiros da Amapar e do Cispar, especialmente a Emater e o Sebrae, que têm dado importante apoio nos projetos da entidade. O Secretário Executivo da AMAPAR e CISPAR, Agno Rosa avaliou como bastante positivo o resultado do encontro, especialmente porque eleva as expectativas da adesão de municípios como Patos de Minas, que esteve representado pelo prefeito eleito Luís Eduardo Falcão, que manifestou o interesse em voltar a participar e apoiar as iniciativas dos municípios da região, em prol do desenvolvimento do Alto Paranaíba.