6ª Conferência Municipal de Saúde define diretrizes para os próximos quatro anos

Autoridades do município se reuniram nesta quinta-feira (30) no Centro Catequético para a 6ª Conferência Municipal de Saúde, onde foram discutidos vários temas importantes para a sociedade. O objetivo da conferência, conforme o regimento interno, é de impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, garantidos pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica da Saúde.

Além disso, o encontro visa definir as diretrizes para os próximos quatro anos. Após a conferência será elaborado um relatório destacando as diretrizes aprovadas e as que subsidiarão a política municipal de saúde.

O tema central da conferência neste ano foi a “atenção básica: a saúde começa aqui” e foram discutidos os subtemas: saúde da mulher e da criança; saúde do idoso; saúde do adolescente; saúde bucal; atenção às condições crônicas (câncer, obesidade, diabetes, hipertensão e outras) e saúde do homem.

Entre as autoridades presentes, estava presente o Prefeito Municipal, Valdemir Diógenes que destacou durante seu pronunciamento, que pediu ao Governo do Estado agilidade na aprovação do projeto do novo hospital municipal, para que seja possível iniciar a licitação. Além disso, o prefeito exaltou o trabalho desempenhado por toda equipe da saúde no município, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus.

A conferência teve início às 13h e se encerrou por volta das 20h e, de acordo com a com Rita Reis, presidente do Conselho Municipal de Saúde, as propostas aprovadas agora serão levas para a próxima reunião do Conselho de Saúde para serem aprovadas posteriormente. “As propostas foram votadas agora vamos levar na próxima reunião do conselho de saúde para serem apreciadas”, disse.

Anterior Quadrilha no CMEI Joana D’arc é marcado por muita dança e alegria entre as crianças