O Município

O Município

Conheça Rio Paranaíba, e sua belezas naturais e culturais!

Rio Paranaíba é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Seu nome deve-se a presença da nascente do rio homônimo nas terras de seu município. Sua população oficial no ano de 2012 era de 12.335 habitantes. A produção econômica está calcada na agricultura pecuária, com destaque para a produção oriunda do PADAP Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba, o município produz batata, cebola, alho, cenoura, café, milho, trigo e soja dentre outras em menor escala.

Em 2006 foi criado um campus da Universidade Federal de Viçosa que transformou Rio Paranaíba a na menor cidade do Brasil a abrigar um campus de uma universidade federal.

História

O primeiro núcleo da cidade surgiu com a chegada de garimpeiros às margens do rio Abaeté, à procura de diamantes. Em 1760, José Mendes Rodrigues, fixando residência, juntamente com outros forasteiros, iniciou o povoado. Em 1763, com a construção da capela do Rosário, o povoado recebeu a denominação de São Francisco das Chagas do Campo Grande e, em 1830 foi elevado à categoria de arraial. A partir de 1848, por sucessivas vezes, houve a criação do município e sua posterior supressão, até sua elevação definitiva a cidade, em 1923.

Transportes

Acesso rodoviário

As informações abaixo se referem ao segundo trimestre de 2010.

• BR-262
A condição tanto para quem vem de Uberaba, quanto para quem vem de Belo Horizonte, nos trechos próximos à entrada para a BR-354 estão bastante complicadas, ocorrendo muitos acidentes em especial na época de chuvas. A estrada possui muitas curvas, asfalto irregular, trechos com buracos e intensa movimentação de caminhões.

• BR-354
A rodovia passou por ampla reforma, possibilitando aos usuários boa trafegabilidade, apresenta movimento intenso, principalmente de caminhões pesados e máquinas agrícolas, sendo necessário cuidado redobrado por parte dos motoristas.

• MG-230
Liga a BR-354 à Rio Paranaíba. Apresenta algumas irregularidades no asfalto e não há acostamento. Apresenta movimento intenso de veículos, ciclistas e pedestres, neste trecho fica o trevo de acesso ao campus 02 da UFV-CRP. A MG-230 também liga Rio Paranaíba a Serra do Salitre, porém este trecho encontra-se não pavimentado.

• MG-235
Liga Ibiá à BR-354 e São Gotardo à BR-354. Boas condições de asfalto, mas não há acostamento. No trecho entre São Gotardo e a BR-354 existem muitas rotatórias e trevos, exigindo cuidado especial do motorista. No trecho entre Ibiá e a BR-354, é preciso cuidado com as lombadas nas proximidades do Quilombo do Ambrósio (30 km de Ibiá).

Educação

Rio Paranaíba conta com um campus da Universidade Federal de Viçosa, criado em 25 de julho de 2006.

Cultura

Pontos turísticos

• Igreja Nossa Senhora do Rosário.
• Belvedere, marco divisor dos rios São Francisco e Paranaíba.
• Morro do Pião, localizado nas proximidades da cidade.
• Monumento ao Cristo Redentor.
• Pedra do Felipe.
• Parque do Zarico

Festas e eventos

Dentre as festas religiosas destacam-se a de São Francisco, padroeiro da cidade, e a de Nossa Senhora do Rosário, com apresentação da Folia de Reis.

No dia 7 de setembro é comemorado o aniversário da cidade. Para tal ocasião é realizada a Festa do Fazendeiro, que conta com vários artistas consagrados, principalmente da música sertaneja. Também é vista como uma das melhores da região. Existem ainda as festas e eventos Festa de Nossa Senhora do Rosário (julho), CarnaRio (fevereiro/março) e Festa de São Francisco (outubro).

Economia

A principal atividade econômica da cidade é a agricultura, tendo grande destaque para as culturas de café, soja, milho, cenoura, alho, batata e cebola. O setor imobiliário também é uma importante atividade na cidade, além do setor de bens e serviços.

Fauna e Flora

A fauna e a flora são compostas por animais e plantas típicas do Cerrado. A cidade tem surtos de grandes quantidades moscas varejeiras de tempos em tempos.

Esporte

O Parque do Zarico mais precisamente no recém-batizado Ginásio Poliesportivo Bruno Fernandes de Souza é o novo ponto esportivo da cidade, onde acontecem muitos campeonatos regionais. Há também o poliesportivo do Bairro Novo Rio, onde todos podem se reunir para praticar diversos esportes, principalmente o vôlei e o futebol de salão. Existe também o Estádio Municipal Jaime Silva, local de treinamento da Sociedade Esportiva Paranaibana

Rio Paranaíba possui também duas academias de musculação, com destaque para a academia da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, que é o único clube da cidade, tendo em vista que a Praça de Esportes atualmente funciona quase que exclusivamente para eventos em seu salão, tendo a sua área desportiva praticamente desativada. Na AABB, pode-se praticar além da prática da musculação e fitness em sua academia, o futebol 07, o vôlei, peteca, natação, futsal e basquete.

 
 

Rua Capitão Franklin de Castro, 1065, Bairro Novo Rio - Rio Paranaíba - MG, 38810-000
Copyright ©2021 - Prefeitura de Rio do Paranaíba. Todos os direitos são reservados.