A CRIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA É APROVADO EM UFV CAMPUS RIO PARANAÍBA E ABRE CAMINHO PARA EXPANDIR A ÁREA DA SAÚDE

Na manhã desta segunda-feira (25), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFV Campus Rio Paranaíba realizou uma reunião decisiva, abordando a criação de cursos de Medicina e Enfermagem. O destaque foi a aprovação do curso de Medicina, com a condição de apresentar o Projeto Pedagógico do Curso na próxima reunião do CEPE, agendada para outubro. Enquanto isso, o curso de Enfermagem aguardará uma oportunidade, considerando a atual demanda do Ministério da Educação (MEC) por cursos de Medicina.

Durante a reunião, foi estabelecido o Núcleo Docente Estruturante, composto por representantes dos cursos de Medicina e Enfermagem dos Campi Viçosa e Rio Paranaíba, responsável por orientar o Projeto Pedagógico do Curso. A próxima reunião do CEPE, embora ainda sem data definida, provavelmente ocorrerá na última semana de outubro.

Nas semanas seguintes, será preparada a documentação a ser submetida aos conselhos da UFV e, posteriormente, ao MEC. Esta é uma notícia com grande significado para a comunidade acadêmica e a região, pois fortalece o compromisso com a formação de profissionais de saúde altamente capacitados e comprometidos. Foi estabelecido um Núcleo Docente Estruturante, composto por seis professores de Viçosa e Rio Paranaíba, para elaborar o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina, que será apresentado em uma futura reunião do CEPE, com encaminhamento ao MEC em caso de aprovação.

A criação do curso de Medicina foi aprovada na 609ª reunião do CEPE, resultado de um trabalho realizado por uma comissão Multicampi que estudou a viabilidade de expandir a oferta de cursos na área da saúde na UFV Campus Rio Paranaíba. A comissão destacou as condições favoráveis para esse passo, considerando o sucesso dos cursos de Medicina e Enfermagem em Viçosa, a expertise da gestão da Universidade na área da saúde, o apoio do MEC para novos cursos de Medicina em instituições federais, a necessidade de serviços de saúde na região e o apoio regional para a expansão de cursos de saúde.

Se a abertura do curso de Medicina for autorizada, irá oferecer 40 vagas e a previsão de início das atividades deve ser divulgado em breve. Esta conquista é de extrema importância para a cidade e o município, atendendo à crescente demanda por profissionais de saúde qualificados. Além disso, é esperada a futura implantação de mais cursos na área da saúde, incluindo Enfermagem. Agora, aguardamos a tramitação da documentação pelos conselhos da UFV e, posteriormente, pelo MEC, aguardando ansiosamente o próximo passo no desenvolvimento regional.

Anterior EXTRATO DO 3º TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº 030/2022