CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES É REALIZADA EM ESCOLAS DE RIO PARANAÍBA

Durante essa semana, a equipe do Conselho Tutelar de Rio Paranaíba, realizam visitas nas escolas com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, sobretudo neste mês em que acontece a Campanha Maio Laranja. Na última terça-feira (23) a visita aconteceu na Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura e nesta quarta-feira (24), foi a vez da Escola Municipal Padre Goulart.

A campanha tem como propósito alertar e mobilizar a sociedade sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. De acordo com estatísticas, somente em 2022, foram registradas mais de 110 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Esses números evidenciam a gravidade do problema e a urgência de ações efetivas para combatê-lo.

Na oportunidade, membros do Conselho Tutelar representado por Núbia Rocha e o psicólogo Wendell Henrique da Secretaria de Saúde compartilharam informações essenciais sobre o tema, abordando os sinais de abuso e exploração sexual, a importância de não se calar, como denunciar, bem como as consequências físicas, psicológicas e sociais que essas vítimas podem enfrentar, além de tirar várias dúvidas de estudantes.

Os alunos foram orientados a utilizar o Disque 100, um canal de denúncias que recebe informações sobre violações de direitos humanos, incluindo casos de abuso e exploração sexual. O 190 da Polícia Militar também pode ser acionado, quando a criança ou a adolescente corre risco imediato.

É fundamental que qualquer pessoa que tome conhecimento de uma situação de violência denuncie, a fim de garantir a intervenção necessária e a proteção das vítimas.

Redação: Juliana

Anterior BOLETIM COVID 19 19/05/2023