CASTRAÇÃO ANIMAL EM RIO PARANAÍBA: UM PASSO FIRME EM DIREÇÃO AO BEM-ESTAR E PROTEÇÃO DOS NOSSOS COMPANHEIROS DE QUATRO PATAS

Na luta constante pela proteção e saúde dos animais, a Prefeitura Municipal de Rio Paranaíba, em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde e a ADAMA (Associação dos Defensores e Amigos do Meio Ambiente), tem promovido uma iniciativa essencial: a castração de cães e gatos no município.

Desde o início dessa parceria, em 2023, os números impressionam. No primeiro ano, foram castradas 37 cadelas, 16 gatas e 3 cães, totalizando 56 animais beneficiados. Além disso, o “Castramóvel”, uma unidade móvel equipada para esse fim, contribuiu para a esterilização de mais 43 animais, somando um total de 99 procedimentos.

Entretanto, os esforços não se limitaram a este período inicial. Em fevereiro de 2024, 4 gatos, 4 gatas, 4 cães e 5 cadelas foram castrados, demonstrando um compromisso contínuo com a causa. Este comprometimento refletiu-se também no mês seguinte, com a castração de 3 gatos, 3 gatas, 6 cães e um impressionante número de 20 cadelas.

Os benefícios da castração vão muito além do controle populacional. Além de contribuir para a redução do número de animais abandonados e sem lar, a castração tem um impacto positivo na saúde e no bem-estar dos animais. Reduz significativamente o risco de certos tipos de câncer, previne doenças uterinas e diminui comportamentos agressivos e territoriais.

Essa iniciativa conjunta não apenas demonstra o compromisso das autoridades locais com a proteção animal, mas também destaca o papel crucial da sociedade civil organizada, representada pela ADAMA, na promoção do respeito e cuidado para com os nossos companheiros de quatro patas.

É importante ressaltar que a castração não é apenas um ato de amor, mas também uma responsabilidade compartilhada por todos nós. Ao optar por castrar nossos animais de estimação, estamos contribuindo para um mundo mais humano, justo e seguro para eles e para toda a comunidade.

Anterior EXTRATO DE EDITAL – CONCORRÊNCIA Nº 003/2024