Empossada a nova presidência da AMAPAR e do CISPAR, com a presença do governador Romeu Zema

Foi realizada na última sexta-feira (28), com a presença do Governador Romeu Zema e do Secretário de Estado de Governo, Igor Eto, a posse da nova diretoria da Associação dos Municípios do Alto Paranaíba – AMAPAR e do CISPAR. O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão assumiu a associação junto com a prefeita de São Gotardo Denise de Oliveira.

Já o CISPAR, o prefeito de Carmo do Paranaíba, César Caetano, foi empossado com presidente, tendo como vice-presidente o prefeito de Coromandel, Fernando Breno. Já a presidência do Conselho de Administração ficou com Adílio Alex, prefeito de Guimarânia e o prefeito de Rio Paranaíba, Valdemir Diógenes assumiu a vice-presidência do Conselho.

Abrindo os pronunciamentos, o prefeito de Carmo do Paranaíba, César Caetano de Almeida, encerrou a sua gestão falando sobre os desafios enfrentados pelos municípios e pela AMAPAR. Destacou que, no momento, entrega uma Associação mais preparada para crescer e promover o desenvolvimento do Alto Paranaíba. “Foi um trabalho de transparência, de unir as pessoas em torno de um objetivo. Assumimos a AMAPAR em um momento delicado para todos nós prefeitos, mas partir de toda essa proposta de inovação e renovação, nós conseguimos unir os prefeitos à frente em um momento difícil, que foi a pandemia. Nós temos uma AMAPAR mais unida, com prefeitos presentes, opinando e de mãos dadas para essa região”, comentou o prefeito.

Prefeito Valdemir, Deputado Bosco e presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Ezequiel Macedo (Foto: Aislan Henrique)

A cerimônia seguiu com pronunciamentos do presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, vereador Ezequiel Macedo, do Deputado Federal, Zé Vitor, do Deputado Estadual, Bosco e do juiz José Humberto da Silveira, que destacaram a atuação das entidades municipalistas em prol do desenvolvimento regional. Em seguida, os novos diretores da AMAPAR e CISPAR, seguiram com a assinatura do termo de posse. César Caetano de Almeida tomou posse como presidente do CISPAR, consórcio público que se destaca com projetos como, implantação do Serviço de Inspeção Regional, Licenciamentos Ambientais Municipais e Gestão de Resíduos Sólidos.

Em seu pronunciamento, o novo presidente da AMAPAR destacou os desafios da região, especialmente na área de saúde pública, em que os municípios vêm atuando por uma reestruturação da rede. Falcão enalteceu o trabalho dos ex-presidentes e destacou a pujança e necessidade de valorização da região. “A grandeza do nosso Alto Paranaíba não é apenas porque a gente gosta dessa região, está nos números. Temos 25% do PIB do agronegócio mineiro, o café do cerrado mineiro é aqui da nossa região, nossa região somada, é a maior produtora de leite do Brasil, temos queijos especiais. Nossa missão é tornar a nossa região mais conhecida e valorizada”. O novo presidente ainda destacou o papel de articulação política da entidade junto às esferas estadual e federal.

Encerrando a cerimônia, Romeu Zema, fez seu pronunciamento com um breve balanço dos três anos à frente do Governo de Minas. “Apesar de todos os problemas, o Estado avançou e os prefeitos são uma prova viva dos nossos esforços. Nesses três anos pagamos, uma parte expressiva dos R$ 14 bilhões tirados dos municípios, estamos indo na direção certa. Temos uma dívida com os prefeitos, R$ 7 bilhões menor, do que quando assumimos”, disse. Zema ainda falou sobre programas de apoio lançados pelo Governo para auxiliar as famílias e municípios atingidos pelas chuvas, bem como para recuperação de estradas estaduais atingidas.

Sobre o aumento de casos de COVID-19, em todo estado, com 36 mil novos casos por dia no Estado, Zema fez um apelo aos prefeitos para conscientização da população, sobre a importância do cumprimento do esquema de vacinação.  “Não está ocupando UTIS, nem refletindo em óbitos, mas está sobrecarregando a atenção primária, faltando inclusive medicamentos em farmácias particulares”.

Com informações da ASCOM da AMAPAR

Anterior Boletim Covid-19: 31/01/2022