ESCOLA MUNICIPAL MARIA LUZIA DA SILVA MORAIS RECEBE PRÊMIO “TROFÉU ESCOLA DE ATITUDE” DA FEDERAÇÃO DOS CAFEICULTORES DO CERRADO

No cenário educacional do Cerrado Mineiro, a Escola Municipal Maria Luzia da Silva Morais se destaca como um farol de inovação e compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos. Em agosto de 2023, essa instituição foi honrada com o convite da COOPADAP (Cooperativa Agropecuária do Alto Paranaíba) para inscrever um projeto no prestigiado Prêmio “Troféu Escola de Atitude”, concedido pela Confederação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro.

A participação nesse prêmio envolveu instituições de ensino de diversas cidades da região, incluindo Carmo do Paranaíba, Lagoa Formosa, Arapuá, Unaí, Bonfinópolis de Minas, Paracatu, Araguari, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, São Gotardo, Rio Paranaíba, Campos Altos, Santa Rosa da Serra, Ibiá, Tiros, Araxá, Buritizeiro, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, João Pinheiro, Patos de Minas, Patrocínio, Perdizes, Pratinha, Presidente Olegário, Sacramento, Serra do Salitre, Tapira, Unaí, Varjão de Minas, Monte Carmelo, Estrela do Sul, Cascalho Rico e Romaria.

A Escola Municipal Maria Luzia da Silva Morais se destacou entre as concorrentes, sendo agraciada com o Troféu Escola de Atitude na 11ª edição do prêmio. Além do troféu, a escola receberá uma premiação em dinheiro correspondente a um percentual de 5% da venda dos cafés no leilão, distribuído de acordo com a colocação no ranking:

• Primeiro lugar: 50%
  • Segundo lugar: 20%
  • Terceiro lugar: 15%
  • Quarto lugar: 10%
  • Quinto lugar: 5%

O projeto inscrito pela Escola Municipal Maria Luzia da Silva Morais foi intitulado “A Mágica da Leitura”. Esse projeto é uma iniciativa contínua desenvolvida na escola desde 2019, com o objetivo de promover o gosto pela leitura e estimular diversas habilidades nos alunos.

Durante o ano de 2023, uma série de ações foram realizadas no âmbito do projeto:

• Abertura do projeto com a peça teatral “A Mala que a Vovó Levou para o Céu”, organizada pela equipe gestora, e entrega de pastas literárias e cadernos de leitura para os alunos.
  • Inauguração do espaço de leitura na sala, incluindo um cantinho de leitura, baú literário e varal literário.
  • Diversas atividades como recreio literário, teatros temáticos, piquenique literário, gincana literária, sarau literário, entre outros.
  • As atividades de leitura são realizadas diariamente e semanalmente em sala de aula, com exploração do cantinho de leitura e leitura de diferentes gêneros textuais.
  • O projeto também contribuiu para o desenvolvimento das habilidades teatrais dos alunos, promovendo linguagens orais, corporais e expressivas.

Desde sua implementação, o projeto “A Mágica da Leitura” tem proporcionado avanços significativos nos alunos, incluindo o desenvolvimento do gosto pela leitura, aprimoramento das habilidades teatrais, contribuição para aspectos comportamentais e respeito mútuo, além do desenvolvimento da imaginação, criatividade e comunicação.

A Escola Municipal Maria Luzia da Silva Morais se orgulha em receber o reconhecimento pelo seu compromisso com a educação integral dos alunos e segue empenhada em promover iniciativas inovadoras que impactam positivamente a comunidade escolar e a sociedade como um todo.

Anterior EXTRATO DO 1º TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº 039/2023