Iniciado dois processos para compras de vacinas contra o novo coronavirus

A Secretaria de Governo, em parceria com a Secretaria de Saúde, deu início na semana passada às negociações para a compra de vacinas contra o novo coronavírus, após a aprovação por unanimidade da Lei Municipal n° 1677 pelos vereadores.

Segundo as informações, a referida lei ratifica o protocolo de intenções assinado pelo município para integrar o CONECTAR – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras -, organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), a qual visa a aquisição de vacinas para os municípios consorciados.

Paralelo a isso, na última quinta-feira (18), também foi enviada uma Carta de intenção de compra (LOI – Letter of intente), para a empresa TMT Globalpharm, distribuidora de medicamentos e operante comercial da vacina Sputnik-V.

O documento foi emitido no dia 16 de março e encaminhado na quinta-feira após o processo de ‘apostilamento de Haia’, que é o procedimento que certifica a autenticidade da origem do documento público, para ser usado em outro país.

Este processo, segundo o Valter Nísio Andrade Júnior, secretário de Governo, é necessário pela negociação estar sendo realizada diretamente com a Globalpharm que fica na Bulgária.

Ainda segundo o secretário, estes foram os primeiros passos necessários para a aquisição dos imunizantes e trata-se de um processo complexo que tem prioridade na pasta e assim que as novas etapas forem concluídas, a população será informada para que possam acompanhar de perto.

No documento enviado à empresa, o município manifesta o interesse de comprar 17 mil doses da vacina e ratifica que o objetivo é vacinar a população de Rio Paranaíba contra o novo coronavírus que já tirou a vida de 18 pessoas no município.

Anterior Boletim Covid-19: 19/03