Junho Violeta: um mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES) a Campanha “Junho Violeta” tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa idosa. A iniciativa integra um movimento global em alusão ao Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, lembrado no dia 15 de junho.

A maior parte das violações contra pessoas idosas, acontecem dentro de suas próprias casas, no seio de sua família, ocasionada por pessoas muito próximas como filhos, cônjuge, netos ou cuidadores domiciliares. Saber reconhecer os sinais deste tipo de violência ou até mesmo tomar uma ação de denunciar o agressor, às vezes, pode ser um grande desafio para a família e para o próprio idoso, pois envolve situações de conflitos de interdependência.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA?

• Violência Física;
• Violência Psicológica;
• Negligência;
• Violência Institucional;
• Abuso financeiro;
• Violência patrimonial;
• Violência sexual;
• Discriminação.

PORQUE TANTOS CASOS NÃO SÃO DENUNCIADOS? 

Porque existe a questão da dependência de outras pessoas; vergonha ou medo da vítima em apresentar queixa; desconhecimento de que essas práticas constituem crime e que os seus autores podem ser punidos severamente; delegação de competência a outras pessoas a gestão dos seus rendimentos e da sua pessoa, não tomando as precauções necessárias; entre outras razões.

Para denunciar casos de violência contra idosos, qualquer pessoa pode telefonar para o DISQUE 100. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita por telefone fixo ou móvel (celular), bastando discar 100. O serviço é prestado 24 h, inclusive em finais de semana e feriados. Não precisa se identificar, o sigilo é absoluto.

Outros canais de denúncia são:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social: 34 3855 1597

CRAS: 34 3855 2113

Polícia Civil: 34 3855 1550

Polícia Militar: 34 3855 1282

 e Disque denúncia 181.

Anterior Obras de revitalização da praça de esportes seguem a todo vapor

Rua Capitão Franklin de Castro, 1065, Bairro Novo Rio - Rio Paranaíba - MG, 38810-000
Copyright ©2021 - Prefeitura de Rio do Paranaíba. Todos os direitos são reservados.