Prefeitos da AMAPAR apresentam demandas regionais no encontro com o Presidente do Senado em Brasília

Os prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba (AMAPAR) desembarcaram em Brasília para uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, na última quinta-feira (23). O encontro, contou com uma homenagem ao Senador, através da entrega de uma placa em agradecimento pela atuação em prol da criação dos cursos da área da saúde no Campus da UFV em Rio Paranaíba, com destaque para a implantação do curso de Medicina.

Como desdobramento de uma demanda anterior, apresentada em julho deste ano, os prefeitos reforçaram ao presidente do Senado o avanço nas ações políticas junto ao Ministério da Educação (MEC) para a concretização do curso de Medicina.

A reunião contou ainda com a participação do Diretor-Geral da UFV-Rio Paranaíba, professor Renato Ruas, e outros representantes da instituição, que participaram de um estudo de previsões realizado em 2021, que mostra a viabilidade da instalação de cursos da área da saúde, tendo como polo Rio Paranaíba e o suporte de estruturas de saúde em Carmo do Paranaíba, Serra do Salitre e São Gotardo.

Outra pauta relevante discutida durante o encontro foi a criação do Instituto Federal do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas (IFAN). Os prefeitos propuseram a transformação das estruturas já existentes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) em Patrocínio, Patos de Minas e Paracatu em Campus, incluindo Coromandel, Ibiá, João Pinheiro e criando o Campus Carmo do Paranaíba. Já em Arinos, o Campus seria remanejado para compor também o IFAN, abrangendo assim os municípios do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.

Um documento conjunto, assinado pelos prefeitos, reforça a importância da criação do IFAN, destacando a oferta de cursos técnico-profissionalizantes, programas de extensão, graduação e pós-graduação. O presidente da AMAPAR, prefeito de Coromandel, Fernando Breno, enfatizou a relevância dessas demandas para a região e a busca por avanços significativos nas áreas de educação gratuita, saúde, infraestrutura e desenvolvimento econômico.

Em agradecimento, Fernando Breno destacou o papel crucial do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, nas negociações e iniciativas em andamento. Ele ressaltou a importância do apoio do senador na concretização do curso de Medicina em Rio Paranaíba e na defesa dos interesses da Santa Casa de Patrocínio, de Patos de Minas e Matutina, bem como nos pleitos dos prefeitos de um modo geral.

Rodrigo Pacheco reafirmou seu compromisso com as propostas individuais e regionais, destacando o compromisso absoluto de seu gabinete na busca de soluções que atendam aos interesses do estado de Minas Gerais. O encontro evidenciou a importância do diálogo entre os gestores municipais e as instâncias federais para o desenvolvimento regional e atendimento às necessidades da população.

Anterior EXTRATO DO 1º TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº 028/2023