PREFEITURA DE RIO PARANAÍBA INAUGURA MUSEU SINVAL BOAVENTURA EM COMEMORAÇÃO AO CENTENÁRIO DA CIDADE

Na tarde do segundo dia da 41ª Festa do Fazendeiro, sexta-feira (25), a Prefeitura de Rio Paranaíba realizou mais um marco histórico para o município, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, que inaugurou o aguardado e prestigiado Museu Sinval Boaventura. O evento foi uma celebração marcante em honra aos 100 anos de emancipação político administrativa da cidade.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de pessoas ilustres, como o Prefeito do Município, Valdemir Diógenes da Silva – Tepira, acompanhado da primeira-dama e Secretária de Cultura, Turismo e Lazer, Mauriza Alves Galvão, o Vice-Prefeito Euclides Dorneles, o vereador Nilton Boaventura, Nilton Alves de Oliveira (INCRA), a atual Rainha da Festa do Fazendeiro, Camila, as candidatas ao título de 2023, além de Sinval Boaventura Filho e Sinval Boaventura Neto, descendentes de nosso conterrâneo, além de diversos outros familiares. O evento também contou com a participação do público em geral que se reuniu para celebrar este momento histórico.

Sinval Boaventura, nascido em Rio Paranaíba em 1924 e falecido em Goiânia em 27 de maio de 2014, foi um político brasileiro de destaque. Ele exerceu a função de prefeito em Rio Paranaíba, por duas vezes, sendo a primeira delas aos 22 anos. Além disso, ele teve um papel ativo como deputado estadual por Minas Gerais na 5ª legislatura.

O Museu Sinval Boaventura caracteriza-se como um ponto importante da memória da cidade, preservando a história e a cultura local. A inauguração deste espaço, instalado na Secretaria de Cultura, se dá à rica trajetória de Rio Paranaíba, destacando as contribuições da família Boaventura com relíquias de Sinval. Com essa nova instituição cultural, a cidade busca manter viva a herança do passado, enquanto olha para o futuro com esperança e otimismo.

Essa iniciativa da Prefeitura Municipal de Rio Paranaíba por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, trouxe para o município um espaço valioso e histórico para relembrar e se conectar com as raízes, honrando o passado e inspirando as próximas gerações. O Museu Sinval Boaventura é um local de aprendizado, reflexão e celebração, que enriquece a experiência cultural da cidade e de seus visitantes.

Anterior SEGUNDA NOITE DA FESTA DO FAZENDEIRO É SUCESSO COM A DUPLA DE MATO GROSSO E MATHIAS