Prefeitura já começa a receber as guias do IPTU 2021

Já estão sendo recebidas pela Prefeitura Municipal, as guias do IPTU 2021. Até o próximo dia 30 de novembro, quem efetuar o pagamento terá um desconto de 10% no valor da guia. O pagamento pode ser efetuado no Banco do Brasil, Agência Lotérica e Sicoob Credicarpa. A Secretaria de Controle e Finanças salienta que, caso ainda não tenha recebido sua guia do IPTU, você pode procurar o SIAT das 12h às 18h de segunda à sexta para a retirada e bem como, obter informações sobre seu IPTU.

É válido ressaltar que realizando o pagamento do IPTU até o vencimento, você evita a inscrição do seu débito em dívida ativa e o envio para o cartório. No site da prefeitura (rioparanaiba.mg.gov.br), você consegue emitir a guia do imposto tanto de 2021, quanto dos anos anteriores, caso estejam em atraso.

De acordo com o secretário da pasta, Edson Rocha, após o dia 30 de novembro, as pessoas que não efetuarem o pagamento do IPTU perderão o desconto de 10% que é concedido todos anos pelo município e que a emissão de uma nova guia irá acarretar em cobrança de juros, correção, multas, inscrição em Dívida Ativa e envio para cartório, conforme rege a Legislação Brasileira.

“O IPTU ficou com vencimento para 30 de novembro uma vez que o município procurou manter o desconto de 10% como faz em todos anos. Após 30 de novembro, o contribuinte que não efetuar o pagamento de seu IPTU perderá este desconto de 10%, e uma nova guia somente poderá ser retirada junto ao SIAT, incidindo cobrança de juros, multas e correções conforme manda a legislação. Após o mês de dezembro o debito será inscrito em Dívida Ativa ficando sujeito a cobranças judiciais e envio para cartório, caso não efetue o pagamento’, disse.

Edson ressalta que, em muitos casos, a guia não é entregue devido à falta de atualização do endereço e que por este motivo, é necessário que o contribuinte esteja atento para aproveitar o desconto.

“Se por algum motivo o contribuinte não tenha recebido sua guia de IPTU 2021 procure a Prefeitura, no SIAT, no horário de 12 às 17h de segunda a sexta-feira e retire sua guia bem como obtenha maiores informações sobre seu IPTU. Muitas vezes as guias não são entregues devido à falta de atualização dos endereços. Por isto é importante o contribuinte ficar atento, ver porque sua guia ainda não chegou, regularizar sua situação para aproveitar este desconto que vai até dia 30 de novembro”, conclui.

O secretário destaca ainda que o dinheiro arrecado com o imposto é utilizado para investimentos na cidade em obras públicas, melhorias da vida de todos os cidadãos e a continuidade dos serviços de limpeza, coleta de lixo e entre outros serviços. “Lembro ainda que o dinheiro arrecadado com o IPTU é investido em nossa cidade, em obras públicas para a melhoria da vida de todos, para a continuidade dos serviços de limpeza das ruas, coleta de lixo, iluminação pública, enfim, para que a Prefeitura possa continuar prestando melhores serviços para todos”, finaliza.

Anterior Atletas de Rio Paranaíba participam com destaque em duas etapas do Desafio Amapar de Mountain Bike