Realizada capacitação sobre o Patrimônio Cultural para os vereadores de Rio Paranaíba

Foi realizada no último dia 29 de junho uma capacitação sobre o patrimônio cultural de Rio Paranaíba, no plenário da câmara municipal. Participaram da formação sete vereadores, a secretária de cultura, turismo, esporte e lazer, Mauriza Galvão e a assessora de turismo, Heliane Lima.

Entre os assuntos abordados, Mauriza explicou aos presentes o que é o patrimônio cultural e sobre os bens inventariados do município. Na oportunidade, a chefe da pasta de cultura também falou sobre a importância do ICMS Cultural e do conselho municipal de cultura.

Além disso também foi explanado sobre a destinação correta dos recursos e a finalidade do Fundo Municipal de Proteção Ao Patrimônio Cultural que é de promover, conservar, manter e conservar os bens culturais do município.

Os recursos do FUMPAC, segundo as informações, só poderão ser utilizados nos bens tombados, inventariados, registrados e na educação patrimonial e difusão. Os gastos com os recursos deverão ser aprovados pelo Conselho de Patrimônio Cultura. Este conselho tem por finalidade definir como devem ser gastos os recursos, sendo que, todos os gastos devem ser aprovados em ata.

Na oportunidade, a assessoria de turismo Heliane, também explicou sobre o turismo, sua origem, definição e seus segmentos. Por fim, ela também falou sobre o plano municipal de turismo e a contribuição da sociedade no desenvolvimento turístico.

Anterior Novos membros dos conselhos municipais de cultura, turismo e esporte tomam posse