RIO PARANAÍBA AVANÇA NO PROCESSO DE INSTALAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA NA UFV-CRP COM VISITA DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DE ESCOLAS MÉDICAS (CAMEM)

Na manhã desta última segunda-feira, dia 19 de fevereiro, a cidade de Rio Paranaíba foi palco de um marco importante para a comunidade acadêmica e a saúde regional, com a visita da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM) do Ministério da Educação. Essa visita é um passo significativo rumo à instalação do curso de medicina e outros cursos na área da saúde na Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP).

A agenda da comissão foi repleta de atividades estratégicas, começando com uma reunião com a gestão da Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Nesse encontro, que contou com a participação da Reitoria, do Núcleo Docente Estruturante, das Diretorias e Chefias de Institutos da UFV-CRP, foram discutidos diversos temas fundamentais, desde a estrutura do campus até o corpo docente, além do detalhamento do processo de solicitação para a implantação do curso de medicina. Questões como justificativas, concepção do curso e decisões colegiadas da IFES foram minuciosamente abordadas.

Além da reunião, a comissão realizou visitas estratégicas a locais cruciais para a prática em saúde no município, como a Unidade Básica de Saúde (UBS) Novo Horizonte e a Clínica de Especialidades de Rio Paranaíba. Essas visitas tinham como propósito proporcionar à comissão uma visão holística dos recursos e estruturas disponíveis para a formação médica na região.

A comissão também estendeu suas visitas a cidades vizinhas, como São Gotardo, Carmo do Paranaíba e Serra do Salitre, onde foram realizadas visitas a hospitais, unidades básicas de saúde e outras instituições relevantes para a formação médica.

No segundo dia, a comissão teve a oportunidade de conhecer mais profundamente a estrutura do Campus Rio Paranaíba, incluindo instalações como o ambulatório de atenção nutricional, laboratórios de ensino, salas de aula, laboratório de informática, biblioteca e espaços de convivência para estudantes. Reuniões detalhadas com a coordenação e o núcleo de implantação do curso também foram realizadas, abordando os principais aspectos do processo de solicitação e análise de documentos institucionais para a construção de um diagnóstico situacional da implantação do curso. O feedback fornecido orientará o plano de ação para as próximas etapas.

A visita da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas representa um avanço significativo no processo de instalação do curso de medicina na UFV-CRP, demonstrando o compromisso com a formação de profissionais de saúde de excelência na região e fortalecendo o papel da instituição na promoção da saúde e desenvolvimento regional.

Anterior PREFEITURA DE RIO PARANAÍBA INICIA OBRAS DE MELHORIAS NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO BARBOSA DE BARROS NA COMUNIDADE DE CHAVES