Nos dias 27 e 28 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Paranaíba, e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (CISALP), realizou um importante mutirão de cirurgias de catarata, beneficiando a população local.
A catarata é uma patologia ocular caracterizada pela opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula, podendo ser causada por diversos fatores, como traumatismo, idade avançada, diabetes, uveítes e uso prolongado de certos medicamentos. Essa condição, que afeta a visão, é comum entre idosos, mas pode ser tratada com sucesso por meio de cirurgia.
Durante o mutirão, dezenas de pacientes receberam o tratamento necessário para recuperar a visão e melhorar a qualidade de vida. A ação reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Paranaíba em proporcionar cuidados médicos essenciais e acessíveis à comunidade.
A catarata tem cura. Previna-se e procure atendimento médico caso apresente sintomas. A saúde dos seus olhos merece atenção!