TARDE LITERÁRIA CELEBRA CENTENÁRIO DE RIO PARANAÍBA E HONRA LEGADO LITERÁRIO LOCAL

Na tarde desta terça-feira (22), na Praça de Esportes, ocorreu a Tarde Literária como parte da 41ª Festa do Fazendeiro em celebração aos 100 anos de Emancipação Político-Administrativa de Rio Paranaíba. O evento foi um encontro marcante de cultura e conhecimento, destacando-se pela presença dos escritores locais e suas obras únicas.

Com enfoque em cultura e conhecimento, o evento contou com a presença notável de escritores locais, cujas obras foram expostas. José Resende Vargas (Varguinhas) apresentou “Rio Paranaíba Uma Odisseia”, enriquecendo o patrimônio literário da cidade ao explorar sua história e cultura. Jovens talentos das escolas municipais também brilharam, apresentando textos, poesias, desenhos e vídeos alusivos ao centenário da cidade.

Jeremias Brasileiro encantou a audiência com “As Guardiãs de Memórias e Saberes Ancestrais”, resgatando a rica herança afro-brasileira e suas narrativas transmitidas ao longo das gerações. Maria Antônia Maciel emocionou o público com “Baú de Poemas”, uma coleção de poesias infantis repletas de sensibilidade e profundidade. Em homenagem emocionante, a obra “Encontro Com a Saudade” de Acrísio da Silva Rocha, in memoriam, foi representada por seu filho, Acrísio da Silva Rocha Junior, honrando a memória e o legado do autor.

Autores presentes, incluindo o Prefeito Valdemir Diógenes Silva – Tepira, expressaram sentimentos pela perda de Acrísio da Silva Rocha. A primeira-dama e Secretária de Cultura, Turismo e Lazer, Mauriza Alves Galvão, ressaltou a importância do evento e destacou o livro “Ecos da História em Fatos e Fotos”, lançado pela Prefeitura. As candidatas à Rainha da Festa do Fazendeiro 2023 também prestigiaram e abrilhantaram o evento com suas presenças.

O Secretário Municipal de Educação, Julio Fernandes, e Nilton Alves de Oliveira, conterrâneos, também marcaram presença e dirigiram palavras motivação ao público. Autores e entusiastas literários se reuniram para celebrar, compartilhar e imortalizar histórias contidas nas páginas dos livros lançados. Na atmosfera da tarde literária, a magia das palavras e das artes ganharam vida e se tornaram fotografia.

A presença nesse evento se apresenta como um importante marco para impulsionar a cultura, a educação e estimular o desenvolvimento dos alunos da cidade, proporcionando um legado duradouro para Rio Paranaíba e seus habitantes. A tarde proporcionou uma jornada enriquecedora a todos os amantes da literatura, em que a imaginação e a realidade se fundiram, revelando o poder atemporal da escrita e incentivando a riqueza cultural do Município.

Anterior EXTRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 079/2023