AGOSTO LILÁS: RIO PARANAÍBA UNE FORÇAS PARA COMBATER À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Polícia Militar do Município e a ação social por meio do CRAS, está promovendo uma série de ações neste mês de agosto em prol do Agosto Lilás, uma campanha de combate à violência contra a mulher. A iniciativa busca sensibilizar a comunidade sobre a importância de erradicar a violência de gênero e estabelecer um ambiente seguro para todas as mulheres.

Na última segunda-feira (07), o tenente Matheus ministrou uma palestra direcionada a crianças de 12 a 14 anos no CRAS, abordando temas relacionados ao respeito e a igualdade de gênero. Ontem (08), ocorreu outra palestra na Cooxupé, voltada aos funcionários da empresa. No mesmo dia, a psicóloga Júlia ministrou outra palestra para crianças de 6 a 8 anos no CRAS. E na quinta-feira (10), está agendada mais uma palestra no CRAS, desta vez direcionada às mulheres e senhoras da comunidade.

Hoje (09), uma blitz educativa foi realizada em frente ao supermercado São Francisco, abordando a conscientização sobre a violência contra a mulher. Essa ação faz parte de uma série de atividades que acontecerão ao longo do mês, todas com o intuito de engajar a população no diálogo sobre o tema e encorajar denúncias em casos de violência.

No dia 7 de agosto, a Lei Maria da Penha, também conhecida como Lei Federal n° 11.340, completou 17 anos de existência. A lei foi criada para amparar e proteger mulheres que enfrentam diferentes formas de violência, incluindo violência física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

É crucial compreender que a violência contra a mulher não deve ser tolerada e que existem leis e mecanismos para proteger as vítimas. Iniciativas como palestras e os trabalhos realizados fortalecem a sociedade para promover mudanças positivas e garantir que todas as mulheres possam viver sem medo, em um ambiente de paz e igualdade.

Todas essas ações contam com a colaboração da Prefeitura, da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Secretaria de Saúde e da Polícia Militar de Rio Paranaíba. Essas entidades estão unindo esforços para conscientizar a comunidade sobre a importância de respeitar os direitos das mulheres e acabar com a violência.

Anterior 6° ENCONTRO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA OFICINA ESPORTIVA DO CRAS FORTALECE VÍNCULOS E INTEGRA COMUNIDADES