Aconteceu nesta quinta-feira (18), uma blitz promovida pela Secretária de Desenvolvimento Social em parceria com a Secretária de Saúde, como meio de conscientizar a população sobre o dia 18 de maio que é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Esse dia foi escolhido por causa do caso Araceli, uma criança de 8 anos que em 1973 foi sequestrada e violentada e que ainda ninguém foi responsabilizado. O principal motivo dessa data é conseguir debater sobre dados e conscientizar as pessoas sobre casos de abusos e exploração de crianças e adolescentes. Com foco no mês de maio, intitulado como Maio Laranja, a cor laranja foi escolhida como sinal de alerta, entretanto é um trabalho que deve ser desenvolvido durante todo o ano. Ser consciente não é apenas em um dia, ou um mês, mas sim não negligenciar essa ação, pois é crime! Denuncie no disque 100 ou procure um profissional, alguém de confiança que possa te ajudar!
Como gesto concreto, pessoas envolvidas com a causa, funcionários da Prefeitura de Rio Paranaíba, Conselheiros Tutelares, agentes de saúde, Secretaria de Cultura, CRAS e toda a Secretária de Desenvolvimento Social se juntaram e se concentraram na entrada da cidade, para soltar balões e carregando o lema: FAÇA BONITO. Proteja nossas crianças e adolescentes.