RIO PARANAÍBA ALCANÇA 100% DE COBERTURA DE VACINAÇÃO PARA MENORES DE 1 ANO, DESTACANDO-SE NA REGIONAL DE PATOS DE MINAS

Rio Paranaíba, um município localizado na Regional de Patos de Minas, se destaca positivamente ao atingir 100% de cobertura nas vacinas destinadas a menores de 1 ano. Este feito coloca a cidade entre os cinco municípios da regional que alcançaram tal objetivo, ressaltando a eficiência e comprometimento com a saúde da população infantil.

A conquista é resultado de um esforço coordenado e de uma estratégia abrangente liderada pela Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, que capacitou profissionais de diferentes áreas envolvidas no processo de imunização. A capacitação teve uma abordagem inclusiva, contemplando gestores, coordenadores, médicos, técnicos de enfermagem da sala de vacina, agentes de saúde e enfermeiros ao longo de cinco dias.

O evento reforçou a importância de cada ator no sistema de imunização, destacando como a colaboração de todos é crucial para alcançar metas tão significativas. O programa de capacitação seguiu a seguinte agenda:

1º Dia – Gestores e Coordenadores: Abordou a gestão estratégica da vacinação, destacando a importância de planejamento, monitoramento e avaliação constante.

2º Dia – Médicos: Enfatizou o papel dos profissionais de saúde na orientação aos pais sobre a importância das vacinas, esclarecendo dúvidas e promovendo a conscientização.

3º Dia – Técnicos de Enfermagem da Sala de Vacina: Focou na administração correta das vacinas, armazenamento adequado e registro preciso para garantir a eficácia do programa de imunização.

4º Dia – Agentes de Saúde: Explorou a importância dos agentes comunitários na identificação de grupos prioritários, sensibilização da comunidade e acompanhamento de crianças não vacinadas.

5º Dia – Enfermeiros: Abordou o papel vital dos enfermeiros na supervisão e coordenação das equipes, assegurando a qualidade e eficiência dos processos de imunização.

A iniciativa não apenas fortaleceu a colaboração entre os profissionais de saúde, mas também reconheceu a importância de cada um no ciclo de imunização. A Superintendência de Saúde concedeu um certificado de reconhecimento à cidade de Rio Paranaíba, destacando seu comprometimento em cumprir todas as metas estabelecidas.

Este sucesso reflete não apenas a eficiência do sistema de saúde local, mas também o compromisso contínuo com a promoção da saúde e bem-estar da população, especialmente a mais jovem. A conquista de 100% de cobertura nas vacinas para menores de 1 ano reforça a importância de estratégias abrangentes e do envolvimento de toda a comunidade na busca por uma sociedade mais saudável e protegida contra doenças preveníveis por meio da vacinação.

Anterior DIA D DE COMBATE A DENGUE: PREFEITURA DE RIO PARANAÍBA PROMOVE INICIATIVA DE CONSCIENTIZAÇÃO E TROCA DE DESCARTÁVEIS