RIO PARANAÍBA CELEBRA SEU CENTENÁRIO COM UM MARCANTE DESFILE CÍVICO E HOMENAGENS EMOCIONANTES

Na manhã do último sábado (26), as ruas de Rio Paranaíba se encheram de alegria e entusiasmo ao comemorar o centenário de sua emancipação político-administrativa com um espetacular desfile cívico. Após anos do último tradicional desfile, o evento, muito aguardado na cidade, está de volta e reuniu dezenas de participantes de escolas locais, como também, fanfarras de municípios vizinhos, como Carmo do Paranaíba, Arapuá, Matutina, Tiros e Patrocínio.

Enquanto o desfile descia a Rua Capitão Franklin de Castro, na praça da Matriz foram disponibilizados brinquedos para as crianças, além de água potável, pipoca, algodão-doce e o bolo centenário que foi distribuído para todos os presentes. No palco central se encontravam autoridades como, o Prefeito do Município, Valdemir Diógenes da Silva – Tepira, acompanhado da primeira-dama e Secretária de Cultura, Turismo e Lazer, Mauriza Alves Galvão, o Secretário Municipal de Educação, Júlio Fernandes, entre outras autoridades locais que também estavam presentes além de um grande público que compareceu às ruas do centro para acompanhar o espetáculo.

A icônica Rua Capitão Franklin de Castro ganhou vida com as cores, sons e energia contagiantes do desfile. Escolas do município desfilaram com entusiasmo, resgatando elementos culturais e históricos que marcaram os 100 anos de jornada de Rio Paranaíba. A fanfarra de Rio Paranaíba foi destaque e surpreendeu a todos com sua sincronia e organização. Já as fanfarras das cidades vizinhas, também adicionaram grandiosidade ao evento com suas músicas ritmadas, uniformes impecáveis e movimentos sincronizados, reforçando a união entre as comunidades da região.

O desfile também reservou momentos especiais para homenagear elementos essenciais à identidade de Rio Paranaíba. O agronegócio e os homens do campo, fundamentais para o desenvolvimento histórico da cidade, receberam o reconhecimento merecido. A Universidade Federal de Viçosa, contribuindo para o avanço educacional e científico da região, também foi honrada. Além disso, um carro alegórico com a até então rainha do Fazendeiro e as Candidatas ao título de 2023 também foi destaque no desfile.

Após o término do desfile, Alemmar Silva Oliveira, ex-Secretário de Cultura, Turismo e Lazer de Rio Paranaíba, teve a honra de receber a notável Comenda Monsenhor Sebastião Fernandes. O prefeito Valdemir Diógenes foi o responsável por entregar essa bela homenagem. Em seu discurso de agradecimento, Alemmar emocionou-se ao enfatizar o valor crucial da cultura como um elo entre as pessoas e um papel fundamental para o desenvolvimento harmonioso da cidade.

Através do desfile cívico e das emocionantes homenagens, Rio Paranaíba mostrou sua habilidade em preservar sua história, unindo as gerações e fortalecendo os laços que tornam essa comunidade verdadeiramente especial. Parabéns à Administração e a todos os envolvidos, que depois de tantos anos conseguiram apresentar um desfile cívico brilhante, um verdadeiro espetáculo para a cidade, em comemoração a um século de independência política e administrativa.

Anterior PREFEITURA DE RIO PARANAÍBA INAUGURA MUSEU SINVAL BOAVENTURA EM COMEMORAÇÃO AO CENTENÁRIO DA CIDADE