VISITA A PEDRA DO FELIPE (FELIPE ABRAÃO JABER) – BEM INVENTARIADO COM ALUNOS DO CRAS- PROJETO – FORTALECENDO VINCULOS

AÇÃO DE EDUCAÇÃO AÇÃO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer de Rio Paranaíba, realizou neste, dia 18/02/2023, juntamente com alunos do CRAS – PROJETO – FORTALECENDO VINCULOS uma visita a Pedra do Felipe, como é conhecida, é um bem inventariado, e faz parte do IPAC – Inventário de Proteção Acervo Cultural de Rio Paranaíba/MG, situada à Rua Felipe Abraão Jaber, s/nº, no bairro Alto Santa Cruz. Não existe relato da sua autoria, a pedra foi feita em concreto, entalhe, fixada sobre uma pedra natural do terreno e como dimensões 40 cm de altura e 50 cm de largura, contendo as seguintes inscrições em homenagem póstumas: “Aqui descansava Felipe Abraão Jaber contemplando o pôr do sol nas tardes primaveris de sua nova terra natal. 20/03/1957.”
Em 2019, foi construído um Mirante para abrigar a pedra em homenagem póstuma a Felipe Abraão Jaber e inaugurada em maio do mesmo ano, com a presença da sua filha, Sra. Maria Carlota Jaber de Alcântara e também ex-primeira dama do município de Rio Paranaíba, pois foi casada com o ex-prefeito da cidade, Sr. José Jacinto de Alcântara.
Nesta ocasião os alunos adquiriram conhecimento sobre a história do bem inventariado contada pela Secretária de Cultura Mauriza Alves Galvão Silva

“Patrimônio é tudo o que criamos, valorizamos e queremos preservar: são os monumentos e as obras de arte, e também as festas, músicas e danças, os folguedos e as comidas, os saberes, fazeres e falares. Tudo em fim que produzimos com as mãos, as ideias e a fantasia.” Cecília Londres Fonseca

Anterior FINALIZADA A ILUIMUNAÇÃO DE LED NA COMUNIDADE DE CHAVES E NOS DISTRITOS DE ABAETÉ DOS MENDES E ALTO DO ABAETÉ